Cidades

Proeis realiza apreensões e prisão em Saquarema

Em uma semana de atuação, o Proeis já está mostrando bons resultados em Saquarema. Foto: Divulgação

Em uma semana de atuação, o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) já está mostrando bons resultados em Saquarema. Instituído pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o programa já realizou prisões e apreensões na cidade e segue coibindo ações ilícitas no município.

Em operação desde a última segunda-feira (3), o Proeis conta com 10 policiais e três viaturas que trabalham diariamente na cidade. Com o programa, o número de policiais pagos pela prefeitura para trabalhar na segurança do município pode chegar a 30 todos os dias.

Trabalhando de forma integrada com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o Proeis já apreendeu: 34 cigarros de maconha; uma cartela de seda; duas trouxinhas de maconha; além de uma sacola com erva picada que foi levada para perícia; R$ 27 em espécie. Além disso, os policiais apreenderam uma moto com registro de furto; prenderam um indivíduo; e autuaram três pessoas.

“A assinatura do convênio com o Proeis foi extremamente importante para a nossa cidade. Mesmo sabendo que a Segurança Pública é um dever constitucional do Estado, como prefeita, não poderia deixar de buscar soluções para o problema da violência do município”, afirmou a prefeita, Manoela Peres.

Implantado em diversos outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, o PROEIS permite que os municípios contratem policiais de folga para trabalharem na ronda e patrulhamento das vias do município. O programa permite que os PMs recebam gratificação por conta da adesão. Em Saquarema, o programa é custeado pela Prefeitura.

Para os próximos dias, cinco novas viaturas do modelo pick-up S10 e quatro motos para o patrulhamento chegarão à cidade, para serem utilizadas no Proeis. Desta forma, o programa terá uma maior mobilidade e operacionalidade, podendo atuar em mais pontos e de uma forma mais ágil, aumentando a segurança no município.

< Reforma administrativa deve ser aprovada ainda no primeiro semestre Novo treinador do Botafogo terá duas semanas para trabalhar <